Conselhos nutricionais

Os mais velhos estão sempre a dar bons conselhos. Agora é a sua vez de os receber. Aqui ficam algumas dicas para que saiba como fazer uma alimentação equilibrada e adequada às suas necessidades. Lembre-se deles no seu dia-a-dia e vai ver que é fácil aliar o prazer de comer ao prazer de viver.

 
Faça 4 a 6 refeições por dia.
   
Mastigue bem os alimentos, desta forma, facilita a digestão e aumenta o aproveitamento dos nutrientes.
   
Reduza o consumo de sal e gorduras saturadas. Esta medida pode ajudá-lo a prevenir problemas cardiovasculares.
   
Deve consumir açúcar com moderação, pois o uso excessivo está associado à obesidade e a cáries dentárias.
   
As fibras (substâncias presentes em grande quantidade nas leguminosas, cereais, hortaliças e frutas) devem fazer parte da sua alimentação diária, pois, além de assegurarem um bom funcionamento intestinal, auxiliam na prevenção e tratamento do colesterol elevado e ajudam a prevenir o cancro do cólon. Os alimentos ricos em fibras também reduzem a sensação de fome.
   
O cálcio é importante para prevenir a osteoporose. Deve adquiri-lo através das suas principais fontes: o leite e seus derivados, como o queijo e o iogurte. Também existe nas leguminosas secas (por exemplo, feijão e grão) e nas hortaliças com folhas verdes escuras.
   
Realize as refeições em locais agradáveis e sem pressa. Evite ingerir alimentos ao caminhar ou a ver televisão.
   
Beba 6 a 8 copos de água por dia. A água é importante para a manutenção das funções normais do organismo.
   
Pratique actividade física, uma vez que ajuda na redução da gordura corporal e é importante para a saúde óssea. Faça diariamente uma caminhada, execute exercícios de alongamento ou pratique hidroginástica.

 


VoltarAvançar