Refeições Na Terceira Idade

Os seniores têm uma relação mais emocional com os alimentos do que as pessoas mais jovens. A refeição representa muitas vezes o principal evento do dia, uma confirmação de valores, traz lembranças e possibilidade de contacto social, por isso, é um momento muito importante.

Mas tenha em atenção que deve fazer refeições pouco abundantes e repartidas, com intervalos de cerca de três horas, para que cada uma não sobrecarregue demasiado o seu estômago.

Estas refeições devem ser confeccionadas de forma a facilitarem a mastigação. Deve optar por alimentos com uma textura adequada: com uma cozedura suficiente, fraccionados em pequenos pedaços, picados ou ralados. Os alimentos devem ser preparados de forma a permitirem também uma fácil digestão. Para isso, evite a utilização de condimentos fortes e de gorduras em excesso e muito aquecidas.

No entanto, como o apetite tende a diminuir nesta fase da vida, é importante que as refeições sejam atractivas em termos de aspecto, de paladar e de consistência, para que o estimulem a comer. Uma boa forma de o fazer, é aumentar as qualidades olfactivas e gustativas dos alimentos, usando ervas aromáticas, especiarias ou sumo de limão.

 

VoltarAvançar