CAMAREIRA OU ARRUMADOR QUE ATUA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM
Estas orientações constituem-se em um complemento à Norma Nacional para Camareira ou Arrumador que atua em Meios de Hospedagem (IH-16:2002 – Rev. 01) definida no âmbito do Programa de Certificação da Qualidade Profissional para o Setor de Turismo.
1. OCUPAÇÃO:
A Camareira ou o Arrumador que atua em meios de hospedagem ocupa-se principalmente da limpeza, higienização e arrumação das unidades habitacionais e áreas sociais, inspeção de check-out, reposição e controle dos materiais de uso e consumo dos hóspedes, atendimento de pedidos e reclamações.
2. PÚBLICO ALVO:
Profissionais que queiram preparar-se para obter a Certificação da Qualidade Profissional na ocupação de Camareira ou Arrumador que atua em Meios de Hospedagem.
3. OBJETIVO GERAL:
Estas orientações para aprendizagem visam possibilitar :
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A auto-avaliação de profissionais favorecendo a identificação de pontos a serem considerados tendo em vista a certificação da qualidade profissional;
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O contínuo desenvolvimento de profissionais, principalmente através da educação no trabalho e em outros contextos de ensino- aprendizagem;
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O desenvolvimento de programas para a capacitação de profissionais, visando à preparação para a certificação de qualidade profissional para o setor de turismo.
4. PRÉ-REQUISITOS PARA O PROFISSIONAL:
Saber ler, escrever, efetuar as 4 operações aritméticas.
5. BASES PARA A APRENDIZAGEM:
A aprendizagem visando a divulgação da cultura da hospitalidade e a ampliação contínua da qualidade profissional para o setor de turismo, tem como base:
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O desenvolvimento integral do ser e da sua identidade cultural;
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A compreensão das diferenças individuais;
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A construção contínua e coletiva do saber;
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O foco nos resultados obtidos pela aplicação de competências: saber, saber fazer, saber ser e conviver, saber aprender;
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A ênfase no aprender fazendo;
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A ênfase no desenvolvimento do papel do educador;
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A preservação da saúde e do meio ambiente;
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O atendimento às novas exigências para uma atuação ampla do profissional: crescente autonomia, iniciativa, atuação em equipe, criatividade, objetividade flexibilidade para mudanças, capacidade para soluções de problemas e a criação de novas oportunidades;
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Os valores humanistas e a compreensão dos aspectos sócio-culturais ligados, especialmente, ao setor de Turismo;
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A formação do cidadão responsável, autônomo, participativo e solidário.
6 DURAÇÃO
A duração é de 30h.
O curso é realizado in-company, ou seja, vamos até vocês para que o treinamento seja feito de acordo com a realidade em que os funcionários encontram em seu cotidiano.