CAMAREIRA OU ARRUMADOR QUE ATUA EM MEIOS DE  HOSPEDAGEM


Estas orientações constituem-se em um complemento à Norma Nacional para Camareira ou Arrumador que atua em Meios de Hospedagem (IH-16:2002 – Rev. 01) definida no âmbito do Programa de Certificação da Qualidade Profissional para o Setor de Turismo.

1. OCUPAÇÃO:                                                                                                                   

A Camareira ou o Arrumador que atua em meios de hospedagem ocupa-se principalmente da limpeza, higienização e arrumação das unidades habitacionais e áreas sociais, inspeção de check-out, reposição e controle dos materiais de uso e consumo dos hóspedes, atendimento de pedidos e reclamações.

2. PÚBLICO ALVO:                                                                                                             

Profissionais que queiram preparar-se para obter a Certificação da Qualidade Profissional na ocupação de Camareira ou Arrumador que atua em Meios de Hospedagem.

3. OBJETIVO GERAL:                                                                                                      

Estas orientações para aprendizagem visam possibilitar :

  • A auto-avaliação de profissionais favorecendo a identificação de pontos a serem considerados tendo em vista a certificação da qualidade profissional;

  • O contínuo desenvolvimento de profissionais, principalmente através da educação no trabalho e em outros contextos de ensino- aprendizagem;

  • O desenvolvimento de programas para a capacitação de profissionais, visando à preparação para a certificação de qualidade profissional para o setor de turismo.

4. PRÉ-REQUISITOS PARA O PROFISSIONAL:             

Saber ler, escrever, efetuar as 4 operações aritméticas.

 5. BASES PARA A APRENDIZAGEM:                                                         

A aprendizagem visando a divulgação da cultura da hospitalidade e a ampliação contínua da qualidade profissional para o setor de turismo, tem como base:

  • O desenvolvimento integral do ser e da sua identidade cultural;

  • A compreensão das diferenças individuais;

  • A construção contínua e coletiva do saber;

  • O foco nos resultados obtidos pela aplicação de competências: saber, saber fazer, saber ser e conviver, saber aprender;

  • A ênfase no aprender fazendo;

  • A ênfase no desenvolvimento do papel do educador;

  • A preservação da saúde e do meio ambiente;

  • O atendimento às novas exigências para uma atuação ampla do profissional: crescente autonomia, iniciativa, atuação em equipe, criatividade, objetividade flexibilidade para mudanças, capacidade para soluções de problemas e a criação de novas oportunidades;

  • Os valores humanistas e a compreensão dos aspectos sócio-culturais ligados, especialmente, ao setor de Turismo;

  • A formação do cidadão responsável, autônomo, participativo e solidário.

6 DURAÇÃO                                                        

A duração é de 30h.
O curso é realizado in-company, ou seja, vamos até vocês para que o treinamento seja feito de acordo com a realidade em que os funcionários encontram em seu cotidiano.